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Envelhecimento Saudável: Como ter mais qualidade de vida na terceira idade

Envelhecimento Saudável

O envelhecimento é um processo natural da vida, mas muitas vezes gera inseguranças e preocupações. 

Embora exista um aumento das doenças crônicas na população idosa, envelhecer não deve ser sinônimo de adoecer. 

É possível aproveitar a vida após os 60 anos com saúde, qualidade e liberdade, com uma abordagem centrada no corpo e na mente. 

Neste artigo, vamos explorar como é possível alcançar um envelhecimento saudável, baseado em hábitos de vida que podem ser adotados desde cedo.

1. Pratique exercícios físicos:

Manter-se ativo é essencial para envelhecer com saúde, pois a atividade física regular aumenta a expectativa de vida e melhora a qualidade dela. 

Entre os benefícios dos exercícios físicos, destaca-se o aumento da segurança nas atividades diárias, a melhora na flexibilidade, o aumento da resistência muscular e o fortalecimento dos ossos. 

Além disso, é um importante aliado para a prevenção da obesidade, diabetes, colesterol, doenças cardíacas e da depressão, além do aumento da disposição e manutenção do peso. 

O ideal é praticar no mínimo, trinta minutos por dia em uma atividade adequada à sua idade e condição física, como caminhadas, exercícios aquáticos, dança e alongamento. 

Consultar um profissional de saúde antes de iniciar um programa de exercícios é sempre recomendável.

2. Exercite a mente:

Assim como o corpo, a mente também precisa de exercício. Manter o cérebro ativo é fundamental para a saúde mental. 

Você pode exercitar a mente resolvendo palavras-cruzadas e enigmas simples, participando de jogos de raciocínio, escrevendo ou lendo e discutindo o assunto com alguém. 

Cultivar relacionamentos sociais saudáveis também é importante, além de manter-se ativo em trabalhos manuais, cursos e outras atividades. 

3. Cuide da saúde mental:

A saúde mental é um pilar crucial do envelhecimento saudável. Manter conexões sociais, seja pessoalmente ou virtualmente, é importante para o bem-estar emocional. 

Mantenha contato com a família e os amigos, participe das atividades em sua comunidade e arranje tempo para as atividades que você gosta. 

Evite situações de estresse e encontre maneiras saudáveis de gerenciá-lo. Se sentir que algo está errado, procure um profissional de saúde mental.

4. Tenha uma alimentação saudável:

Uma alimentação saudável é essencial para manter o corpo e a mente ativos e as pessoas com mais de 60 anos precisam prestar atenção especial à dieta. 

Evitar o consumo excessivo de sal, temperos industrializados, alimentos processados e gorduras saturadas é importante. Em vez disso, priorize temperos naturais, frutas, vegetais, legumes e grãos integrais. 

A hidratação adequada também é vital, com no mínimo dois litros de água diariamente para manter o bom funcionamento do organismo.

Quando necessário, suplementos vitamínicos podem ser indicados, sempre com orientação médica. 

5. Mantenha um sono de qualidade:

O sono é essencial para a recuperação do corpo e da mente e, para um envelhecimento saudável, é recomendável ter entre 7 e 9 horas de sono por noite. 

Evite bebidas estimulantes e grandes refeições antes de dormir e mantenha um ambiente propício para o sono, com som, iluminação e temperatura adequadas.  

Se você dorme mais horas do que o normal ou sofre com a insônia, procure um profissional de saúde especializado para investigar as causas e propor soluções. 

6. Fortaleça os ossos:

Com o tempo, os ossos podem se tornar mais frágeis e uma pequena queda já pode se tornar um grande problema. 

Consumir alimentos ricos em cálcio e receber vitamina D através da exposição ao sol ajudam a manter a saúde óssea em dia.

7. Visite o seu médico regularmente:

A prevenção é sempre o melhor caminho.

Por isso, mesmo na ausência de sintomas, consultas médicas regulares e exames de check-up são essenciais. 

Assim você pode prevenir e detectar problemas de saúde em estágio inicial, aumentando a eficácia do tratamento e preservando a sua qualidade de vida.

8. Como a X Docctor pode te ajudar?

Portanto, o envelhecimento saudável engloba atividade física, alimentação adequada, cuidados com a mente e o corpo, além de um acompanhamento médico regular.

A telemedicina oferece benefícios significativos para facilitar esse processo. 

Você pode ter consultas regulares com especialistas no conforto da sua casa, o que permite o acompanhamento regular e a detecção precoce de problemas de saúde.

Agende agora a sua consulta com a X Docctor e dê o primeiro passo para um futuro mais saudável. 

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