Blog – X Docctor

Como a pandemia de COVID-19 acelerou o avanço da telemedicina

A pandemia que atingiu o mundo em 2020 nos forçou a adotar medidas de isolamento e modificou nossas rotinas completamente. 

A tecnologia tornou-se uma necessidade para atender a demanda e impactou também na área de saúde. 

Nesse artigo vamos entender como a pandemia acelerou o avanço da telemedicina e o que esperar desse modelo para o futuro.  

  1. Telemedicina e Covid-19:

A pandemia da Covid-19 tomou proporções gigantescas em um curto espaço de tempo, com índices alarmantes de hospitalizações e mortes. 

Com o receio de contágio e a superlotação dos hospitais, pacientes com outros problemas de saúde deixaram de ser atendidos, por segurança ou falta de vagas. 

O desespero levou muitas pessoas à porta dos hospitais buscando atendimento para confirmar se os seus sintomas eram ou não causados pelo vírus. 

Foi nesse cenário que a telemedicina, que já existia desde o século XIX com a invenção do telégrafo, avançou no Brasil. 

Portanto, a telemedicina, que iniciou no Brasil em 1990, teve seu crescimento acelerado durante a pandemia, como uma alternativa de proporcionar atendimento médico para esses pacientes. 

  1.  O papel da telemedicina durante a pandemia:

Diversos médicos, hospitais e operadoras de saúde tiveram que se reinventar e aderir rapidamente a essa forma de atendimento para se manter em funcionamento. 

A telemedicina possibilitou que as pessoas continuassem tendo acesso às suas consultas periódicas e aos seus tratamentos contínuos. 

As consultas remotas também possibilitaram a triagem dos pacientes de covid-19, que eram encaminhados aos hospitais somente em caso de necessidade. 

  1. A telemedicina no pós-pandemia: 

Portanto, a pandemia teve papel crucial na contenção do vírus e fez com que muitos brasileiros descobrissem e utilizassem a telemedicina. 

A agilidade, a facilidade e a comodidade fizeram com que muitos pacientes incorporassem esse modo de consulta remota à sua rotina. 

A tendência é que a adoção pela telemedicina avance ainda mais conforme as pessoas passem a utilizar o serviço e o número de profissionais e especialidades aumente.

Mais do que oferecer um atendimento pontual como ocorria na pandemia, o foco agora é uma jornada completa de atendimento, diagnóstico e tratamento. 

A principal vantagem é a desnecessidade de deslocamentos, não precisar aguardar longas filas de espera nem enfrentar os atrasos comuns nas consultas presenciais. 

  1. Cuida da sua saúde com a X Docctor:

Na X Docctor, os médicos passam por rigorosa seleção e treinamento para oferecer um atendimento completo e humanizado. 

Possuímos várias especialidades médicas para te atender em todas as suas necessidades com agilidade, pontualidade e segurança. 

Agende agora mesmo a sua consulta online e tenha o cuidado que você merece.

Rolar para cima